domingo, 10 de junho de 2012

A Pedagogia e a Educação Corporativa

Os novos tempos trouxeram novas percepções sobre educação, isso fica muito claro no contexto empresarial atual, onde o modelo de educação corporativa vem sendo aderido de maneira bastante veloz pelas empresas na intenção de alcançar não somente lucros maiores, mas também maior qualidade administrativa e de atuação nos mercados.
Como já nos disse nosso colaborador Vinícius Feitosa, esse é um novo campo de atuação para pedagogos, uma área que cresce muito rapidamente e que apresente carência de profissionais de educação especializados para atuar com qualidade.
O pedagogo que se insere no campo da Educação Corporativa encontra um desafio pela frente, atuar com educação com o foco nas metas, gestão e administração empresariais. É um desafio pois não encontramos na graduação em Pedagogia uma base formativa para a área empresarial, o foco da graduação é muito mais o meio escolar.
Porém, o conhecimento adquirido na graduação em Pedagogia sobre relações interpessoais, desenvolvimento cognitivo, aprendizagem, aplicação de conhecimentos adquiridos e tantos outros assuntos como esses, são um ótimo caminho para começar a trajetória na Educação Corporativa, afinal, esse conhecimento sobre educação, sobre a formação intelectual e social dos sujeitos, sobre a gestão dos conhecimentos, tornam o pedagogo um o profissional mais competente para a Educação Corporativa do que qualquer outro.
Observem alguns esquemas que mostram um pouco os objetivos e desdobramentos da Educação Corporativa:
http://www.attivos.com.br/projetoskm/wp-content/uploads/2009/11/Sub-Projetos-de-um-Projeto-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Corporativa-SITE.mmap_.jpeg

http://www.conquist.com.br/files/imagens/img_metodologia_treinamento.gif


http://www.gruponewmark.com.br/site/wp-content/themes/newmark/imagens/grafico_des_humano.jpg


Está aí então o novo desafio da Pedagogia, fazer da Educação Corporativa mais uma oportunidade de desenvolvimento humano, de crescimento educacional e profissional, de investimento nas relações interpessoais, tornando o meio competitivo e capitalista das empresas um local onde se possa crescer como profissional, mas também como ser humano.

Eliane Aguiar Mentzingen dos Santos Racca

Nenhum comentário:

Postar um comentário